2014-15 Textos para todos os Bolsistas de ID e Supervisor. Atualizações em vermelho.







Academia.edu: uma rede social para acadêmicos e pesquisadores




Formação de Professores e Didática para Desenvolvimento Humano, por José Carlos Libaneo
Resumo: O artigo discute o problema da dissociação e do paralelismo entre dois tipos de conhecimento na formação profissional de professores, o disciplinar e o pedagógico. São apresentadas posições teóricas sobre esta questão para, em seguida, dar destaque à teoria do ensino para o desenvolvimento humano de Davydov como alternativa ao enfrentamento do problema. Por fim, argumenta sobre o potencial dessa teoria para a compreensão da necessária conexão entre didática, didáticas específicas e metodologias de ensino de modo a assegurar, no currículo, a interpenetração entre o conhecimento disciplinar e o conhecimento pedagógico.
Palavras-chave: Formação de Professores. Didática Desenvolvimental. Conhecimento Disciplinar. Conhecimento Pedagógico. Ensino e Desenvolvimento Humano
 
Didática da Sala de Aula: entre abertura e estruturação, por Hans Brügelmann
Resumo: A escola não pode ser mais um lugar de simples instrução. O ensino precisa-se abrir: para as grandes diferenças entre os alunos, para a aprendizagem como uma apropriação ativa do mundo e para os direitos dos adolescentes à autodeterminação e participação (Convenção sobre os direitos das crianças da ONU). Com isso muda o papel do educador: do superior ao parceiro. Invés de ensinar, ele estimula, desafia, critica e apoia. Para isso, também uma aula aberta precisa de estruturas – em relação ao conteúdo, ao método e às relações sociais. Porém, diferentemente da didática tradicional, estas estruturas não são impostas, mas negociadas entre os participantes. Escola como um lugar de encontro – entre gerações e culturas. Palavras-chave: Direito da Criança. Escola Democrática. Aula Aberta. Papel de Professor. Construtivismo.


A Didática Hoje: reinventando caminhos,
por Vera Maria Ferrão Candau, Adélia Maria Nehme Simão e Koff

Resumo: Trata-se de refletir acerca de caminhos possíveis para reinventar a escola e a Didática, tendo presente estudo de caso realizado em uma escola particular do município do Rio de Janeiro e que, optando por desenvolver seu trabalho centrado em projetos e orientado por uma perspectiva intercultural crítica, promoveu uma ampla reorganização de: tempos e espaços, ofício de aluno/a e de professor/a, conhecimentos, currículos, práticas para aprendizagem e avaliação, ritos, estratégias de gestão, entre outras dimensões que entendemos configuram o formato escolar. São reflexões que, longe de esgotar a temática ou serem prescritivas, têm como objetivo oferecer contribuição para os avanços do conhecimento no campo.
Palavras-chave: Educação Intercultural. Reinvenção da Didática. Trabalho Centrado em Projetos.



Movimentos e Matérias da Iniciação à Docência, por Paola Zordan

RESUMO – Movimentos e Matérias da Iniciação à Docência. Movimentos junto ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES), desenvolvido junto à Escola Básica com acadêmicos licenciandos, se apresentam aqui junto à perspectiva esquizoanalítica de Deleuze e Guattari. O conceito de matéria é tratado frente sua intrínseca relação com a constituição das disciplinas do conhecimento, enfatizando o dispositivo que envolve o início da atuação de licenciandos em sala de aula. O encontro entre mestres e discípulos configura uma disciplina cuja matéria é constituída na aprendizagem do ensino via uma série de ações, entre as quais se ressalta a criação.
Palavras-chave: Matéria. Disciplina. Escola Básica. Criação.

 

Todos os boletins do Instituto Arte na Escola:  

http://artenaescola.org.br/boletim/ 

Boletim atual, com esta Polêmica: Ensino da arte: pedagogo ou especialista?

 

Inclusão nos Cursos Básicos da Fundarte. Vídeo.

https://www.youtube.com/watch?v=XHowsd_XAYM

Assunto complementar à Palestra da Prof. Marijara Gobbi.

 

 

 

 

 

Família viaja pelo Brasil registrando brincadeiras de crianças nas cinco regiões dos país:

Vídeo com entrevista à professora pesquisadora das brincadeiras 

Site Território do Brincar realizado pelo cineasta e pela professora






Vamos ao museu com uma turma da escola? 
Sim! 
Então vamos nos preparar!!

Aula Magna do Curso de Pós graduação em Educação Museal - Museu da República
Vídeo. A aula mesmo começa em 50'



Palestra atualíssima sobre "TDAH (transtorno de déficit de atenção e hiperatividade): diagnóstico positivamente falso ou falsamente positivo?, com Fernando Ramo. Acesse à palestra na íntegra por este link.


Boletins Arte na Escola. O Boletim Arte na Escola é uma publicação da Rede Arte na Escola, produzido com o patrocínio da Fundação Iochpe. Pode-se acessar pelo site ou recebê-lo por email fazendo um cadastro. Para incentivar a leitura, uma polêmica:  Repertório plural: As novas Diretrizes Curriculares destacam Música, Dança e Teatro e Artes Visuais. Você está preparado? 

Artigo baseado na tese de doutorado desenvolvida a partir de 2012 e que será concluída em 2016 junto à Faculdade de Educação da USP. O objetivo deste estudo é analisar o movimento de renovação escolar que está acontecendo no Brasil. Comentários, criticas ou sugestões que possam contribuir com esta investigação, enviar para tathyana.gouvea@gmail.com.

"Junho de 2013. Homens e mulheres das mais diversas idades, classes sociais e etnias nas ruas do Brasil. De Norte a Sul, de megalópoles a pequenas cidades do interior do país, as manifestações populares ganharam as ruas e a mídia brasileira. Dentre as diversas reivindicações estava a melhoria da educação. Para entendermos tal clamor das ruas é preciso compreender que o Brasil, por muitos séculos, teve um sistema educacional para poucos. Apenas com o Manifesto dos Pioneiros, de 1932, a educação laica, pública, gratuita, obrigatória e única entrou na pauta das políticas públicas." SEGUIR LENDO...


Teorias da Educação: Qual teoria da educação fundamenta meu cotidiano docente? Maria Carolina Fortes

RESUMO - O presente texto é fruto de uma contínua reflexão, que emergiu em diferentes  velocidades de diferentes tempos, e tem como cenário de referência o mundo profissional no qual venho interagindo há muitos anos – a Educação nas suas diferentes modalidades -, e os referenciais teóricos que sustentam
reflexivamente minha trajetória, constituindo uma grande rede de significações, a qual pauta minhas ações enquanto pessoa - educadora nesse mundo. Nesse entrelaçamento lanço-me a buscar mais um fio na tessitura dessa rede – as disciplinas que venho cursando no doutorado, em especial, Teoria da Educação, que possibilita um olhar focado e aprofundado nas teorias que historicamente sustentam as práticas pedagógicas. Palavras-chave: Teorias da Educação. Constituição Docente. Prática Pedagógica


Ser professor/a hoje: novos confrontos entre saberes, culturas e práticas. Vera Maria Ferrão Candau
Resumo: Nos últimos anos tem sido intensa entre nós a discussão sobre a construção da identidade profissional dos professores e os componentes do trabalho docente, assim como sobre as questões relativas à formação tanto inicial como continuada dos educadores e educadoras. Os professores estão em evidência e no centro das controvérsias sobre a problemática atual educação brasileira. Este artigo tem como foco analisar alguns desafios que os professores e o trabalho docente estão chamados a enfrentar na perspectiva da exigência de ressignificação da escola na contemporaneidade. Parte da crise atual da educação escolar para discutir as relações entre culturas, multiculturalismos e educação na sociedade atual. Assume a importância da interculturalidade e apresenta algumas implicações desta perspectiva para o cotidiano escolar e a formação de professores. Está produzido no contexto das pesquisas que vimos realizando através do Grupo de Estudos sobre Cotidiano, Educação e Cultura/s (GECEC, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-Rio), com o apoio do CNPq. Palavras-chave :  Identidade profissional. Formação docente. Interculturalidade.

Punição da juventude e violência distópica: um desafio para professores na era do neoliberalismo globalizado. Henry Giroux
Resumo: Com a ascensão do fundamentalismo de mercado e o consequente colapso econômico e financeiro, a juventude de minorias pobres não são mais vistos como um investimento social, mas cada vez mais interpretados como um problema e um ônus social. Apanhados num poderoso complexo de controle de crime, a juventude é vista cada vez mais como mercadoria ou se vê submetida aos ditames de um sistema de justiça criminal em constante expansão. Ao ver seus protestos e reivindicações de educação de qualidade e a democracia radical como uma ameaça à ordem social, os jovens estão enfrentando crescentes níveis de violência de estado. O ataque à educação pública é um dos ataques mais perigosos lançados pelas forças da globalização e precisa ser desafiado pelos educadores públicos e a juventude. Palavras-chave : Educação pública. Violência. Juventude. Esperança educada. Complexo de controle de crime.



Um comentário:

  1. Tive o prazer de presenciar a palestra de Daniela Kern e da Glòria Jové nas formações da Bienal, as duas com focos de estudos totalmente distintos me fizeram refletir ainda mais sobre este ato de pesquisar que nunca deve cessar ou se dar por acabado.

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