Material de apoio sobre Lupicínio Rodrigues

O que fizemos com isto: 
Arte Postal 1
Arte Postal 2 



Versões da canção Felicidade

Lupicínio e As Três Marias: https://www.youtube.com/watch?v=k0z0dfntzPo
Moska: https://www.youtube.com/watch?v=5mnr6werTFU
Almir Sater e Renato Borghetti: https://www.youtube.com/watch?v=WCj0_Z0HpnQ
Zezé di Camargo e Luciano: https://www.youtube.com/watch?v=uqW95fqU384
Vanusa: https://www.youtube.com/watch?v=nWKYLlFRV88
Caetano Veloso: https://www.youtube.com/watch?v=mXBy5NihSN0
Pena Branca e Xavantinho: https://www.youtube.com/watch?v=zlDM-IpgAK4
Comentário de Vitor Hugo e uma versão bossa-nova: https://www.youtube.com/watch?v=1TJe_B2TIbE
Orquestra Jovem do RS: https://www.youtube.com/watch?v=W-yqOkcFGLk
Marcelo Camelo: https://www.youtube.com/watch?v=qXywnqMBLKo

Áudio como próprio autor falando o porquê ficou conhecido como o compositor da "dor de cotovelo":
Programa MPB Especial, 1973, 46' 06''
https://www.youtube.com/watch?v=3sD8zrKnxrs


Programas:
[Arquivo N] Lupicínio Rodrigues - Parte 1 de 3: https://www.youtube.com/watch?v=46X4U-v21LI
[Arquivo N] Lupicínio Rodrigues - Parte 2 de 3: https://www.youtube.com/watch?v=VtLFhsD8v9U
[Arquivo N] Lupicínio Rodrigues - Parte 2 de 3: https://www.youtube.com/watch?v=E3SMAyG2IhM

ARTIGO: “Homenagem a um Sambista”: a narrativa de Lupicínio Rodrigues e a construção do personagem. Por LupiMarina Bay Frydberg. 
Um trecho: "Este artigo versará a respeito das narrativas de Lupicínio Rodrigues sobre ele mesmo, através das suas crônicas publicadas no jornal “Última Hora”, de fevereiro de 1963 até fevereiro de 1964 e da sua entrevista para “O Pasquim”, de 1973. Procuro identificar, a partir desse material, a forma utilizada por Lupicínio para construir sua personagem e quais os elementos utilizados nesta construção, ou seja, que personagem Lupi é este que, misturado com o próprio Lupicínio Rodrigues, criou um tipo específico de ser músico."

TESE: Uma Leitura Histórica da Produção Musical do Compositor Lupicínio Rodrigues (UFRGS), por Márcia Ramos de Oliveira.
RESUMO: Este trabalho aborda e problematiza, sob a perspectiva historiográfica, a obra musical do compositor popular Lupicínio Rodrigues, entendida aqui como o conjunto de suas canções. Através da noção de trajetória, procura inserir a atuação deste compositor em meio ao contexto da música nacional e regional, em período limitado cronologicamente por sua existência, mas melhor destacada entre as décadas de 30 e 70 no século XX. Apresenta o desenvolvimento de uma metodologia de análise própria a pesquisa histórica, integrando-a a outras possibilidades de investigação do universo musical, especialmente ocupando-se da canção deste compositor. Através da identificação de determinados elementos presentes em suas criações, busca destacar em que medidas representaram ou contribuíram para a construção imaginária da sociedade em que se expressaram, tendo como apoio o referencial teórico proporcionado pela história cultural, entre outros suportes. A pesquisa utilizou-se das canções gravadas e inéditas deste compositor, como fonte documental, acompanhado do material registrado pela imprensa, entre jornais e revistas, que configuraram sua atuação enquanto músico, associadas a todo um conjunto de ilustrações existentes junto aos textos consultados; e, ainda, da representação de sua imagem associada ao repertório, presente nas capas de discos, lps e cds. Muito importante para a compreensão e informação deste trabalho foi à obtenção dos depoimentos de pessoas ligadas a Lupicínio Rodrigues e ao tipo de música que fazia.

DISSERTAÇÃO: LUPICÍNIO RODRIGUES: A CIDADE, A MÚSICA, OS AMIGOS (UFRGS), por Márcia Ramos de Oliveira.
RESUMO: Este trabalho é resultado de uma pesquisa sobre a vida e obra do compositor Lupicínio Rodrigues, associada a experiência de vida de um grupo de pessoas ligadas à boemia de Porto Alegre.  Constituiu-se numa retomada do gênero biográfico sob uma perspectiva historiográfica, estabelecendo  relações entre este tipo de abordagem e as histórias de vida, história social da música e história do cotidiano

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