16/05/2015

DdD-Dia do Desenho + IV Semana de Arte Educação




PIBID e Licenciatura em Artes Visuais da UERGS realizam em Montenegro o segundo DdD, Dia do Desenho, na terceira semana de maio na Praça dos Ferroviários, nas proximidades da Uergs. Serão dias e horários diversos na semana para estar com as pessoas e com a arte, para compartilhar desenhos, poemas, ideias. O DdD neste ano está vinculado à IV Semana de Arte Educação (UNESCO, 2015.
......................... 


O Dia do Desenho em Montenegro (DdD) vem a ser uma ação artística que ocorre em consonância a outras ações mundiais deste tipo. Pode ser citado o The Big Draw, um dos maiores festivais de desenho no mundo que oferece um espaço livre de convivência e atividades de desenho conectando pessoas de várias idades, profissionais de museus, artistas, ilustradores com a cidade e uns com os outros. Em eventos deste tipo acredita-se que todos podem desenhar e conectar-se às pessoas e à cidade.

Esta ação acontecerá tendo apoio do PIBID – Subprojeto de Artes Visuais da UERGS e pretende-se com ela promover à comunidade montenegrina uma prática coletiva na linguagem do desenho, uma das mais acessíveis e tradicionais formas de produção de imagem e arte. Desta forma, nosso intento é promover uma produção sensível e coletiva de desenhos no espaço público, fora dos lugares convencionais de arte, e aproximar a prática artística da comunidade em geral, as pessoas entre si e as pessoas ao espaço público. Entendemos ainda que o Dia do Desenho em Montenegro contribuirá para divulgar a UERGS junto à comunidade e para complementar a prática de mediação artística dos alunos da Graduação em Artes Visuais: licenciatura (Pibidianos e demais alunos que atuarão voluntariamente).

Em relação à primeira edição, em dezembro de 2014, o Dia do Desenho em Montenegro deste ano estará vinculado a um movimento de relevância internacional: a Semana Internacional da Arte-Educação, comemorada anualmente na terceira semana de maio. Assim estamos nos agregando à chamada mundial sobre a arte na educação. (Por Carmen Capra; layout: Cristian Mossi; bolsistas ID: Kellem, Claudine, Max, Ezequiel, Fernanda M., Dika, Fernanda H., Jéssica, Marivone e Fabiana).

Nenhum comentário:

Postar um comentário