21/11/2014

Perguntas ou temas sobre os quais gostaríamos de tratar com a Prof. Marijara Gobbi sobre Educação especial e Inclusão em escola em 4 de dezembro:


1) Qual um diferença entre Autismo e Síndrome de Asperger?
2) Sendo professora e tendo alunos com deficiências diferentes, devo fazer vários planos de aula para cada necessidade dos alunos?
3) Como tornar a visita a museus e espaços de cultura mais agradável e proveitosa para alunos portadores de deficiência, e pensar atividades nas quais eles estejam verdadeiramente integrados? -Kellem
4) Como nós professores podemos lidar com o déficit de atenção?


Sugestões de leitura:

a) Sobre Judith Scott, síndrome de Down e arte. https://www.youtube.com/watch?v=uVH5vl4NuO8
e http://judithandjoycescott.com/

b) "O tomar conta das crianças em situação de deficiência, a nível social e educativo, desde as mais longínquas origens, é atravessado por traços de clarividência destes professores do impossível que acreditaram que o possível se pode substituir ao impossível, que o humano não tem como limite formas, aparências, corpos, vozes e ideias conformistas ou categorias estáticas e encarceradoras."  O que as Situações de Deficiência e a Educação Inclusiva “Dizem” às Ciências da Educação, de Charles Gardou & Michel Develay. 

c) Filmes:
As Sessões; Uma Lição de Amor; Vermelho como o  Céu; Meu Pé Esquerdo; Shine; Mary e Max; O Escafandro e a Borboleta; Hoje eu quero voltar sozinho; Dançando no Escuro; Meu nome é Radio; O Homem Elefante; A Cor do Paraíso;

Nenhum comentário:

Postar um comentário