28/09/2014

Pibidianas de Artes Visuais apresentam pesquisas no IV SIEPEX em Vacaria

Os dois trabalhos foram apresentados no dia 25 de setembro de 2014.


















Projeto Recreio: a recreação como um modo de iniciação à docência.

Edicléi Schmidt 1, Edione Schmidt da Silva 1, Carmen Lúcia Capra 2.
1 Discente do Programa de Bolsa de Iniciação à Docência (Uergs); 2 Docente orientadora (Uergs)

A presente pesquisa, que se encontra em fase inicial, tem sua origem em uma ação de inserção escolar vinculada ao Subprojeto de Artes Visuais do Programa de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs). O recreio foi o espaço encontrado para iniciar a interação entre bolsistas, alunos e o ambiente da Escola Estadual de Ensino Fundamental Adelaide Sá Brito, escola que acolhe o subprojeto, em Montenegro. Motivadas pela observação da grande agitação das crianças no recreio, muito contrastante com o silêncio e a ordem do espaço escolar durante o período de aula anterior a ele, surgiu a necessidade de promover uma investigação que tem por objetivos: caracterizar o recreio e o período de aula anterior a ele em duas escolas de Ensino Fundamental de Montenegro, sendo uma da rede pública e uma da rede particular de ensino, traçando e problematizando as possíveis relações entre os dois tempos e espaços (aula e recreio) e o comportamento dos alunos. Ainda objetiva-se desenvolver estudos sobre a normatização do recreio escolar, identificando o que dizem sobre isso as leis que regem a educação, e sobre o papel da brincadeira na infância e na aprendizagem. Os procedimentos metodológicos abrangerão observação participante e observação direta nos momentos distintos do recreio e do período de aula anterior a ele, entrevistas semi-estruturadas com alunos, docentes e equipes diretivas e levantamento de referencial teórico sobre o tema. Acredita-se que o horário da recreação na escola seja mais que o intervalo entre dois períodos de aula, sendo um espaço que permite desenvolver questionamentos que possivelmente venham a enriquecer a experiência de formação docente.

Palavras chave: Iniciação à Docência. Recreação. Infância.




Também faz parte deste grupo a Aline Dallagnese.
























A Biblioteca Escolar como Espaço de Arte

Kellem Francini Santos 1; Aline Dallagnese 1; Luana da Silva 1; Mariah de Godoy Pinheiro 1; Carmen Lucia Capra 2.

1 Discente bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID-UERGS); 2 Docente orientadora (UERGS).

Essa pesquisa faz parte da ação de intervenção escolar desenvolvida por bolsistas do subprojeto de Artes Visuais do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID-UERGS). O locus de trabalho é a E. E. E. F. Adelaide Sá Brito onde o grupo desenvolveu a ação intitulada “A biblioteca como um espaço de criação, vivência e cultura” que consistiu em conhecer, observar e otimizar o espaço da biblioteca escolar, até o momento de uso apenas ocasional, a fim de reavivar o interesse por esse espaço, tornando-o funcional e promovendo-o como um local de realização não apenas de leitura, mas de cultura. Neste processo surgiu a pesquisa que por ora se apresenta e que tem como pergunta central: qual é a potência da biblioteca escolar? Como objetivos o grupo pretende: contextualizar como se deu a instituição das bibliotecas nas escolas públicas, investigar se existem diferentes tipos de bibliotecas escolares na região e criar alternativas para fazer da biblioteca um ambiente cultural promovendo novas ações com interação direta com alunos da escola. Metodologicamente, será feito um estudo bibliográfico sobre a instituição e a normatização das bibliotecas escolares, além de entrevistas a bibliotecários atuantes em escola e outras instituições e observação direta de diferentes bibliotecas. Com o desenvolver da pesquisa, pretende-se compreender com mais profundidade o que cerca a biblioteca escolar e fazer dela um ambiente que proporcione cultura para ir além do lhe que é tradicionalmente atribuído, tornando-se um espaço de reflexão sobre a educação e a docência em artes visuais.

Palavras-chave: Biblioteca Escolar. Iniciação à Docência. Artes Visuais.





Um comentário:

  1. Obrigada Aline! Pensamos em você na hora da foto.
    Carmen

    ResponderExcluir